- Ano: 2012
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Fotografias:Xavier Font
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta passarela sobre o novo desvio de Sant Pere Sacarrera é parte de um novo itinerário em "Y" que liga o centro da cidade a dois caminhos com acesso a uma área de floresta, que foram interrompidos pela nova estrada. O cliente não só quis fornecer aos pedestres uma experiência agradável, mas também realizar um projeto atrativo que melhoraria a experiência visual dos motoristas evitando, entretanto, soluções luxuosas. O objetivo foi obter uma proposta com custo e impacto ambiental reduzidos. Por isso a equipe de projeto propôs uma estrutura de viga treliçada de aço Corten - muito eficiente do ponto de vista estrutural e cuja superfície enferrujada protege de futura corrosão - para o deck; o uso de lâmpadas de LED - com vida útil longa e energeticamente eficientes - para a iluminação sobre a ponte; e madeira polimérica - quase livre de manutenção - para o deck sobre a estrutura.
O projeto da nova passarela foi fortemente condicionado pela forma assimétrica do corte transversal da estrada, marcado pela diferença de nível dos dois bancos. Uma passarela composta por dois elementos foi proposta. O elemento principal é uma plataforma contínua formada por duas vigas treliçadas com profundidade variável, unidas entre si por vigas transversais. O outro, ao contrário, dá suporte ao deck de madeira de largura variável através de vigas longitudinais. O vão principal deste elemento atravessa a estrada, enquanto o segundo permanece integrado ao pilar norte, onde uma rampa em zig-zag eleva o nível, ajudando assim a reduzir sua inclinação longitudinal. O segundo elemento é uma plataforma quadrada integrada ao pilar sul, que cria uma espécie de praça que proporciona belas vistas da cidade e seus arredores.
As vigas principais tem a forma ligeiramente curva em vista e sua profundidade varia, sendo a máxima na extremidade norte - onde a largura do deck é mínima - e mínima na extremidade sul - onde a largura do deck é máxima. Uma vez que a corda superior da treliça não tem apoio, para prevenir flambagem lateral o designer melhorou a rigidez à torção da inferior, dando-lhe uma forma de caixa oca; reforçou a rigidez lateral dos membros da trama e aumentou a largura da parte superior, a qual foi dada a forma de U invertido. Isso fornece espaço suficiente para que as luzes sejam embutidas. Lampas de LED de alta eficácia e baixa manutenção foram instaladas em cada um dos vãos da treliça. Esta solução não só fornece uma iluminação agradável ao longo da travessia, mas, por meio da combinação de luz e sombra, realça a beleza da estrutura à noite.